Cursos e Oficinas

Quando seguramos um bebê, o embalamos, falamos com ele ou cantamos para ele, ele sente que alguém está cuidando dele, que alguém lhe confere valor e, por sua vez, "apega-se" a quem trata dele. Ao crescer, distingue cada vez melhor as pessoas que o acodem e afeiçoa-se a elas. É frágil, mas se alguém lhe quer bem, sente-se fortíssimo, onipotente.

Professores, cuidadores, babás, pais e todos aqueles que cumprem a nobre função de cuidar de bebês, desde os primeiros meses de vida, tem uma responsabilidade que vai além de suprir as necessidades biológicas como alimentar e higienizar: é nesta fase que se estabelecem as trocas afetivas que são cruciais para a formação do sentimento de segurança que acompanhará a criança por toda a vida e sedimentarão as bases de seu futuro bem-estar físico e emocional.

Percebendo a dificuldade desses profissionais em trabalhar com um repertório apropriado para essa faixa etária o ILHA DA LUA começou a oferecer cursos e oficinas para orientar e capacitar pessoas que cuidam de crianças, a se sentirem a vontade com a proposta de incluir a música no dia a dia delas.

"Todo aquele que cuida de uma criança deve conhece-la e trabalhar com base em uma relação viva e pessoal com ela, e não aplicar de forma mecânica um conhecimento teórico. Basta estarmos sempre presentes, e sermos coerentemente nós mesmos, para proporcionarmos uma estabilidade que não é rígida, mas viva e humana, com a qual o bebê já pode sentir-se seguro. É em relação a isso que o bebê cresce." Donald W. Winnicott (1896-1971) - pediatra e psicanalista inglês
Cursos e Oficinas - Ilha da Lua
Cursos e Oficinas - Ilha da Lua

Práticas de Repertório

É uma oficina de atividades de interação através de repertório musical para professores, berçaristas, cuidadoras de creches, babás e mães, com ou sem conhecimento musical, trabalharem com crianças de 0 a 6 anos de idade usando a música como recurso para as atividades do dia a dia.
Na oficina a professora SANDRA OAKH aborda um grande repertório de músicas infantis com o qual trabalha diferentes aspectos: tanto as propriedades básicas da música como o desenvolvimento global da criança, sempre com o foco na diversão e no lúdico.
O repertório geralmente usado pelas profissionais que trabalham com creches e berçários é restrito, insatisfatório e muitas vezes inadequado à idade. Como professora de música para bebês utilizo canções curtas, conhecidas como “brincos”, em sua maioria compostas por mim especialmente para esse fim.
Essa oficina tem como objetivos:

  • Capacitar pessoas, com ou sem conhecimento musical, a interagirem com as crianças usando a música como recurso;
  • Prepará-las, fornecendo repertório específico e adequado à faixa etária das crianças e os meios para cada música ser trabalhada;
  • Através dessas atividades musicais, contribuir para o desenvolvimento do ritmo, coordenação, lateralidade e a observação de deslocamento, a noção espacial, a integração e a espontaneidade das crianças;
  • Recuperar a tradição do fazer musical como uma atividade lúdica e prazerosa em grupo;
  • Estimular o enriquecimento cultural ao colocar a criança em contato com canções e brincadeiras tradicionais e folclóricas, tanto brasileiras como de outras partes do mundo.

Oficina YOU and ME

O conceito do projeto YOU AND ME é o de unir adultos e crianças em atividades lúdicas de qualidade que, ao mesmo tempo que divertem, também reforçam o vínculo afetivo e ajudam o desenvolvimento global de crianças de 0 a 6 anos. SANDRA OAKH e RAMIRO MARQUES foram responsáveis pela produção dos kits de música - Recém-nascido, Baby e o Kids que agora vai virar livro. Eles criaram as músicas e as atividades especialmente para esse projeto e buscam passar suas experiências em oficinas e shows.

As trocas afetivas estabelecidas entre pais e filhos nas primeiras fases da vida são cruciais para a formação do sentimento de segurança que acompanhará a criança durante sua existência e sedimentarão as bases de seu futuro bem estar físico e emocional.

Na espécie humana, o apego mãe-filho é um vínculo recíproco que se forma nos 3 primeiros anos.

"Mais importante do que quanto tempo ficamos com nossos filhos é o que fazemos com eles" Roberta Landman

Oficina de Música para Brinquedos

Relacionar músicas com brinquedos é um recurso usado pela professora SANDRA OAKH para aproximar bebês e crianças de atividades musicais, contribuindo para o desenvolvimento do rítmo, da coordenação motora e dos parâmetros musicais de uma forma lúdica e criativa.

Para isso são compostas músicas especiais para cada brinquedo, outras são adaptadas de repertório já existente e ainda há brinquedos feitos especialmente para o acompanhamento de músicas instrumentais.

Oficina Junina

É um projeto que trabalha repertório junino e que abrange a festividade de vários lugares diferentes do Brasil, adaptado às crianças de 0 a 6 anos.
As Oficinas Juninas tem como objetivos:

  • Fornecer a professores, cuidadores e auxiliares que trabalham com crianças repertório adequado e meios de trabalhá-lo, bem como informações sobre a origem e as influências de nossas festas juninas;
  • Resgatar danças e ritmos bem variados valorizando a cultura de diversas regiões do Brasil;
  • Despertar o gosto pela pesquisa da nossa cultura nos adultos e nas crianças;

Observamos a cada ano nas festas juninas das escolas apresentações das crianças com músicas completamente inadequadas tanto à idade quanto ao estilo e ao caráter da comemoração. Músicas que estão fazendo sucesso na mídia no momento, mas que não tem absolutamente nenhuma relação com a festividade propriamente dita.

Prática de Repertório infantil para Avós

Uma oficina que trabalha repertório de histórias, músicas e brincadeiras ritmadas para avós interagirem com seus netos. Ao mesmo tempo que é um incentivo ao resgate de uma cultura que pode se perder com o tempo, onde os próprios participantes podem trazer um rico material, a oficina trabalha também a socialização, a coordenação motora e a improvisação. O resgate de brincadeiras, canções e jogos do passado é de grande importância em um mundo que está completamente tomado pela mídia e pela tecnologia. Dirigido a pessoas com idade acima de 60 anos e que desejam ampliar seu universo criativo e lúdico para compartilhar momentos especiais com os mais jovens.

“Cantar, jogar e brincar com música é antes de tudo um fator de desenvolvimento pleno, harmônico e equilibrado do ser humano"
Instagram - Ilha da Lua